sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Como se preparar para o vestibular?

Faltam poucos dias
para a realização das provas,
mas estudar 
ainda é possível e necessário.

A grande dúvida da maioria dos que pretendem concorrer às vagas para iniciar cursos de nível superior em 2016 é "como estudar". Existem vários sites e blogs com "dicas" sobre isto na internet, mas é preciso lembrar que nem todas as "receitas" dão certo para todas as pessoas. Cada pessoa vive realidades que lhe são peculiares; por isto os conselhos sobre "como estudar" não podem ser generalizados. 
Entretanto, todo estudante tem que estabelecer um bom plano de estudo, não somente por causa do vestibular, mas ao longo de todo o seu período de vida como estudante. Para isto, tem que escolher um local confortável, onde não haja interferência de ruídos, sem ser interrompido por pessoas, etc. Cada pessoa aprende o que estuda através de processos diferentes, mas todos podem e devem organizar seu tempo para estudar. É possível, por exemplo, estudar durante quatro ou cinco horas por dia, com intervalos de cerca de 15 minutos depois de cada hora. Procure coletar o máximo de material de apoio que puder: apostilas de cursinhos, de concursos públicos, material que possa ser comprado em bancas de jornais, etc. Na internet, inclusive nas redes sociais, você pode encontrar um vasto material para estudar (veja aqui). 
A partir daí, selecione as disciplinas quanto às quais você tem mais dificuldade de aprendizagem e dedique a elas a maior parte do tempo de estudos. Peça a pessoas que dominam melhor essas matérias para lhe ajudar no que puderem. Faça os exercícios que geralmente existem nas apostilas. Verifique resultados de provas de vestibulares passados, eles são facilmente encontrados na internet. Leia livros que são muito requisitados e recomendados para o curso no qual você está interessado. Além de ser útil para que você obtenha informações sobre o curso e a profissão, essa leitura lhe ajudará muito a observar como são os textos, o que lhe será muito útil para obter boa nota em redação. Compartilhar sua experiência com amigos pessoalmente e nas redes sociais como o Facebook pode ajudar muito para que você se sinta ainda mais motivado(a).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário