Mais de noventa por cento dos alunos do ensino médio e muitos nem sequer concluem o período. Foto: Arquivo Google |
entre os alunos
de escolas públicas,
mas o problema atinge também
os das escolas particulares.
Infelizmente, segundo as pesquisas mais recentes, a realidade é esta. Já estamos próximos da realização do próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que ocorrerá no mês que vem, com o ensino médio chegando ao nível mais baixo já registrado no país: a quase totalidade dos alunos dessa fase chega ao final sem aprender. Não sem aprender matemática ou alguma outra disciplina, mas literalmente sem aprender o mínimo necessário em todas elas. Complicando ainda mais a situação, os sistemas públicos municipais, estaduais e federal em todo o Brasil não recebem investimentos suficientes. Nestes, muitos jovens chegam aos 18 anos de idade tendo que deixar os estudos para trabalhar (se conseguir emprego) porque são de famílias muito pobres, e a maioria dos que tem mais de 18 não conseguem concluir o ensino médio antes de chegar aos 19. A maioria dos poucos que o concluem não aprende tanto quanto deveria.
No ensino fundamental, a situação não é melhor, e os indicadores de desempenho impedem que os alunos cheguem ao nível médio na idade adequada. Segundo o Movimento Todos pela Educação, em matemática, só para citar um pequeno exemplo dentro do enorme problema, 57% dos alunos do terceiro ano do ensino médio não sabem fazer contas e têm dificuldades em operações básicas. Menos de 30% conseguem aprender as regras gramaticais mais simples da língua portuguesa. Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização indicam que seis em cada 10 alunos de oito anos de idade no Brasil (57%) não conseguem resolver problemas simples de matemática e 22% terminam o ensino fundamental sem conseguir ler um texto. O Movimento Todos pela Educação informou que isto foi confirmado pelo próprio ministro da Educação, referindo-se à avaliação feita no ano passado. Isto é uma verdadeira vergonha para o país. O ministro Renato Janine Ribeiro admitiu que isto é inaceitável.
A maioria das crianças nos níveis 1 e 2 (primário e secundário) não conseguem ler corretamente as horas num relógio analógico nem conseguem interpretar corretamente os textos em histórias em quadrinhos. A gravidade maior neste caso está no fato de que o nível 1 é o primeiro estágio da educação escolar. Isto significa que se o desempenho do aluno no segundo estágio depende muito de seu desempenho nesta fase, o desempenho no ensino médio depende seu desempenho no ensino fundamental e, se for aprovado no vestibular, seu desempenho no nível superior dependerá muito de seu desempenho no nível médio. Com isto, as probabilidades de que alunos nessas condições se tornem futuramente bons profissionais são cada vez menores.
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