segunda-feira, 18 de abril de 2016

Escola em São Paulo inova em educação com yoga e música.

Descalças,
as crianças têm contato com a grama,
a terra e a areia.
- foto: Arte de Ser -
"Se os pés descalços
exploram 
diferentes estruturas e texturas
do 'mundo exterior',
os olhinhos fechados 
são a chave
para a calma e a concentração."


Este é um conceito proveniente de uma tendência filosófica chamada "How-to-Live" ("Como Viver" em inglês). Baseia-se em princípios fundamentados nos ensinamentos de Paramahansa Yogananda, (1893-1952), um iogue e guru da Índia, considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Tal conceito é também uma das bases do sistema de ensino aplicado pela Escola Arte de Ser
A escola funciona na Lapa, na zona oeste da cidade de São Paulo (SP). Nela, os pés das crianças ficam  livres para o contato com elementos naturais como a grama, a areia e a terra. Em outros momentos, as crianças colocam os pés para cima para um descanso numa sala escura. A escola atende a crianças de um a seis anos de idade que começam suas atividades cantando músicas e ouvindo histórias. Elas também têm aulas de ioga - ou "yoga" - e música, aprendem a plantar, a colher e atividades de cozinha. Toda semana um aluno leva para casa um pão integral que ele mesmo fez com a ajuda dos professores.
Nas salas, alguns bonecos de tecidos e estruturas de madeira são disponibilizados aos meninos e meninas para brincadeiras, mas o objetivo principal é explorara a imaginação dessas crianças. Brinquedos eletrônicos e estruturados são evitados para que as crianças possam desenvolver suas criatividades. Na escola, a alimentação é vegetariana, mas não se fala contra as carnes porque nem todas as famílias são adeptas do vegetarianismo. O objetivo é mostrar às crianças de onde os alimentos naturais vem, mas sem torná-las arrogantes. Também para esta finalidade, os pais dos alunos se envolvem em tarefas rotineiras da escola, formando grupos para cuidar da horta, sugerir outras atividades, etc. Conheça mais detalhes da escola em seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário