quinta-feira, 28 de abril de 2016

O que é "Política"?

Ilustração: Política no Interior Paulista
Muita gente diz
que não gosta de discutir sobre política

mas não sabe
o que a palavra "política"
realmente significa.



É claro que entre essas pessoas está um enorme número de estudantes de todos os níveis de ensino. Isto é percebido claramente nos resultados das provas como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), os vestibulares, etc. Quando se pronuncia a palavra "política", muitas pessoas a associam às atividades praticadas pelo presidente da República, governadores dos estados, prefeitos, deputados, vereadores, senadores... enfim, essas pessoas que ocupam cargos após serem eleitas. Essas pessoas são chamadas de "políticos". Na verdade, se tomarmos por consideração o real significado da palavra "política", veremos que todos nós, cidadãos, somos políticos desde o momento em que nossos registros de nascimento foram feitos. Sim, porque o registro de nascimento, geralmente feito quando a criança ainda é recém nascida, já é uma confirmação oficial de que ela já existe como pessoa. 
"Política" é uma palavra de origem grega que na verdade tem vários significados, mas estes convergem de forma a se relacionarem como um só. Relaciona-se à organização, direção e administração de um Estado (governo), a assuntos internos ou externos de uma nação, às sociedades, às comunidades e à vida particular de cada pessoa quanto a seus direitos e deveres. Num sentido vago, impreciso e, por isto, talvez inadequado, a palavra é utilizada para significar uma forma de dirigir ou influenciar uma forma de governo por meio de um partido político ou por influência da opinião pública, mas "política" é todo conjunto de meios com o objetivo de se conseguir uma finalidade desejada. É por esta razão que existem as expressões "política ambiental", "política econômica", etc., cujas atividades são políticas porque se referem a questões de interesse público. Usa-se também a expressão "política social", mas é um pleonasmo sem necessidade, pois toda política, seja de que tipo for, é social.
Geralmente a palavra "política" é associada à palavra "poder", o que nos faz lembrar os prefeitos, governadores dos estados, presidentes de países, etc. A política interpretada desta forma representa o poder de pessoas sobre pessoas e, infelizmente não sem razão, isto é relacionado à ideia de estabelecimentos de meios de obtenção de qualquer tipo de vantagem. Isto nos leva a lembrar a importância da ética. A ética nas atividades políticas tem que ser a mesma ética que devemos aplicar na vida.
A crise política que ocorre no Brasil atualmente sugere muitas reflexões sobre a ética. Muita gente diz que "não gosta de política", mas isto é um erro. Não se deve confundir "política" com o que é feito por certos tipos de "políticos". As verdadeiras atividades políticas são muito nobres porque são dirigidas para o bem público. Esse grau de nobreza se eleva ainda mais se lembrarmos o quanto é difícil definir o que é esse "bem público" e, ao mesmo tempo, o quanto é necessário buscá-lo e promovê-lo. Como isto não cabe apenas aos eleitos, mas a cada cidadão na melhor forma que puder, todos nós somos políticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário