quarta-feira, 10 de junho de 2015

Estudar no Exterior Pode Ser Muito Importante para Brasileiros

Ilustração: Univérsia
Intercâmbios culturais
e bolsas de estudo em outros países
podem ser as melhores opções
para estudantes brasileiros.



O hábito de assistir às aulas na escola ou na faculdade ou universidade e e estudar em casa está se tornando cada vez mais insuficiente para garantir que o estudante seja no futuro um profissional preparado para competir no mercado de trabalho. O avanço da globalização econômica mundial está ampliando possibilidades não somente econômicas, mas também sociais, entre as nações. Dois fatores são considerados fundamentais para sua consolidação. Um deles é a queda de barreiras alfandegárias entre os países, que se unem em blocos econômicos (o Mercosul - Mercado Comum do Cone Sul - é apenas um deles) com o objetivo de facilitar o ingresso e a comercialização de produtos e serviços de cada país dentro dos países que integram o seu grupo e as negociações com os demais blocos. 
O outro fator é o avanço da tecnologia da informação - atualmente mais conhecida como "TI". Lembro-me que, até poucos anos atrás, um repórter de uma emissora de televisão fazia um desses "flashes ao vivo" quando algo importante acontecia numa cidade - mas relativa o fato pelo menos uns 15 minutos depois. Já em 11 de setembro de 2001, o ataque terrorista ao World Trade Center em Nova York não foi relatado por um repórter minutos depois: o próprio ataque foi transmitido ao vivo para todo o mundo. Ou seja: as informações chegam até nós com uma velocidade espantosa. Até poucos anos, quando uma pessoa se interessava por um determinado assunto, ligava a TV ou o rádio e ficava à espera da informação que poderia ocorrer a qualquer momento. Hoje, com um micro computador conectado à internet, obtém-se informações importantes de qualquer parte do mundo apenas com alguns "cliques". 
Isto torna claro por que o século XXI é o "Século do Conhecimento". Não há mais desculpas para justificar a falta de informação. Mas é preciso também ter cuidado quanto à qualificação da informação recebida. Quanto maior for o acúmulo de conhecimentos, melhor, não resta dúvida. Mas é preciso também ter em mente, além desse acúmulo, é necessário um "jogo de cintura" para verificar quais conhecimentos são adequados em certos momentos.
Esses fatores evidenciam muito a necessidade dos jovens, desde já, estarem preparados para se tornarem profissionais não apenas visando atuarem nas cidades, nos estados ou no país onde vivem, mas onde profissionais como eles forem necessários. Neste caso, os intercâmbios culturais se tornam uma opção muito favorável, pois há necessidade deles conhecerem outros povos, outras culturas, e a melhor forma de conhecê-las é vivenciando-as. Num intercâmbio cultural, o jovem estuda em outro país fazendo o curso que escolheu, aprendendo os costumes, as tradições e o idioma daquele país enquanto permanece hospedado na casa de uma pessoa ou uma família de lá. Geralmente o estudante não conhece a pessoa ou a família, não domina o idioma dela, mas o aprende. Ao mesmo tempo, ele amplia seus conhecimentos através de trocas de informações entre estudantes provenientes de diversos países. Existem outros tipos de intercâmbio, todos devidamente adequados a estilos e objetivos específicos. Para saber mais a respeito de intercâmbios culturais, veja as informações no site do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Os estudantes brasileiros também tem como opções as bolsas de estudo que estão sendo oferecidas por diversas instituições no Brasil para quem quer estudar no Brasil ou fora do país. São cursos de graduação e pós-graduação. No Ciência Sem Fronteiras, os prazos para  as inscrições variam de acordo com o programa, mas o governo federal informou que pretende promover o intercâmbio de alunos de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes países para observar diferenças educacionais. Leia mais sobre isto no site do Ciência Sem Fronteiras. A Fundação Carolina abrirá um novo período de inscrições em dezembro deste ano para quem pretende obter bolsas de estudo para realizar cursos de pós-graduação na Espanha (leia mais informações aqui). A Global Scholarship Alliance oferece programas de bolsas de estudos para enfermagem em universidades americanas, oferecendo treinamento prático e emprego restrito nos campi universitários (leia mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário