sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Congressos, conferências, workshops, simpósios... Você sabe diferenciá-los?

Os congressos, seminários,
workshops, etc.,
são excelentes oportunidades
para estudantes e profissionais
adquirirem mais conhecimentos.


Os estudantes que estão se preparando para ingressar em cursos superiores e os que são acadêmicos precisam se preparar para participar desses eventos. Eles são também de grande importância para empresários de todos os portes e profissionais de todas as áreas. Esses encontros são muito importantes para o enriquecimento cultural e profissional em todas as áreas. Entretanto, tem gente que diz: "É tudo a mesma coisa." As pessoas que assim pensam estão erradas: os nomes são relacionados à forma como esses eventos são organizados e às finalidades específicas dos mesmos. 
Eles constituem estratégias cada vez mais presentes para definir e metas e obter resultados desejados e realizar trocas de informações e debates. Por isto os estudantes que tiverem a oportunidade de participar desses encontros não devem perdê-los. Eu já participei de tantos que foi por participar deles que aprendi suas semelhanças e diferenças. No entanto, para quem nunca participou, é importante saber um pouco sobre essas diferenças, porque se quiser ter sucesso na vida terá que participar sempre que surgir a oportunidade.
Num workshop (de medicina, de engenharia, etc.), as pessoas que estão no auditório não são apenas expectadoras, elas participam vivenciando e relatando experiências relacionadas ao tema em discussão. O workshop é uma série de palestras, mas com caráter mais prático do que simples palestras. Além da plateia ser convocado a participar relatando vivências e experiências, o palestrante é chamado "facilitador" por ter que facilitar a abertura ao diálogo e o envolvimento de todas pessoas presentes, estimulando trabalhos em grupos, subgrupos, etc. 

O congresso e a conferência são a mesma coisa, e tem também  também outros nomes: cimeira, cúpula, reunião de cúpula ou encontro de cúpula. Seus participantes são geralmente representantes de governos, profissionais de uma determinada categoria (congresso de medicina, por exemplo) ou líderes de organizações como sindicatos, ONGS (organizações não governamentais), etc. Tal como o workshop, o congresso pode ser internacional (com a presença de convidados de vários países), nacional (com participantes de qualquer parte do país), municipal (destinado a participantes atuantes apenas no município em que o evento é realizado) ou estadual (destinado a participantes que atuam no mesmo estado).
O simpósio é um tipo de conferência com características de um curso. Nele as palestras se tornam aulas. Geralmente tem finalidade acadêmica (voltada a interesses de estudantes de nível superior) relacionada a cursos específicos (medicina, engenharia, etc.), mas pode também contar com a participação de profissionais interessados em adquirir novos conhecimentos.
Apesar de ser uma palavra muito usada para significar um evento semelhante às conferências e workshops, "seminário" é uma instituição de igrejas cristãs dedicada à formação de padres e pastores. O nome correto para o tipo de evento ao qual nos referimos aqui é "seminário acadêmico". Existem dois tipos: num deles, o expositor faz uma apresentação científica, literária ou artística, expondo-a a avaliações. No outro, os participantes, após ouvirem as exposições, organizam-se em grupos de estudos e formam hipóteses, planejamentos, teses, opiniões, etc., sobre o tema abordado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário