quarta-feira, 18 de maio de 2016

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

Nas provas,
muitos estudantes revelam
que não sabem
quais são as diferenças. 


A sustentabilidade é um processo de aplicação de políticas públicas de modo que as atividades possam permanecer em certo nível por um determinado prazo numa determinada região. Esse prazo tem que ser de acordo com as necessidades e as condições locais. O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento econômico suficiente para garantir a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social. Portanto o desenvolvimento sustentável tem como principal objetivo a garantia da sustentabilidade no maior prazo possível e nas melhores condições possíveis. 
Para isto acontecer, é necessário um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, o acesso a serviços públicos (saúde, educação, empregos, previdência, direitos em geral) com qualidade e o uso racional de recursos como água e energia elétrica. São, portanto, fatores que dependem de competências governamentais e principalmente da colaboração de todas as pessoas. 
Nas provas do ensino médio e dos cursos de nível superior, há sempre um grande número de alunos que demonstram desconhecer estas informações. Frequentemente eles confundem sustentabilidade com desenvolvimento sustentável. Isto pode ser causado por dois fatores. 
Um deles é que nem todos os professores lhes ensinam os conceitos corretos. O outro é que os estudantes também demonstram desinteresse: não procuram pesquisar mais para aprender mais e melhor. Fontes para pesquisas sobre este e todos os tipos de temas, existem muitas, inclusive na internet. Para encontrá-las, basta que as procurem. 
No entanto, os professores também têm que cumprir sua parte. Não devem se limitar a ensinar as disciplinas curriculares. São profissionais de educação; portanto têm a função de educar os alunos. Educar significa, entre outras coisas, incentivar diariamente, insistentemente, os alunos a pesquisarem sobre tudo que é importante para a sociedade em geral - ou seja, inclusive para eles mesmos. Isto inclui temas como política, tecnologia, informação e comunicação, saúde, etc. Basta lembrar que, para o desenvolvimento sustentável ser bem sucedido, a base fundamental é a educação com qualidade. Isto depende muito de ações de governos, mas também muito dos professores e dos estudantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário