terça-feira, 29 de setembro de 2015

"Dicas" para evitar ansiedade no Enem ou no vestibular

Foto: R7
O que fazer
para evitar o nervosismo
nas provas?


Faltam poucos dias para o próximo Exame Nacional de Ensino Médio, que é realizado anualmente no Brasil. Para muitos dos participantes, equivalerá ao vestibular para ingressar em cursos de nível superior. Para todos, seja como for, representa uma expectativa de mudança de vida. Para a maioria isto traz um desconforto causado pela ansiedade, sentimento popularmente chamado de "nervosismo". Muitos querem saber como contornar o problema. Não existe de fato uma solução que possa ser publicada num jornal, na internet ou divulgada através de um programa de televisão. Cada pessoa é diferente de todas as outras, e por isto a ansiedade ocorre de formas diferentes, por razões diferentes e em intensidades diferentes. Por isto, o que se pode apresentar são, no máximo, sugestões. 
Seja qual for a razão, a origem ou a forma como ocorre, uma coisa é certa: a ansiedade prejudica o aluno porque diminui sua intensidade de concentração e de capacidade de raciocínio e aumenta a dificuldade de interpretação. O que fazer contra isto, então? A psicóloga Camila Cury diz que essa ansiedade vem do fato do Enem e do vestibular serem provas decisivas, da cobrança de sucesso feita pela família e também da cobrança do próprio aluno. Ela ensina um passo-a-passo com sete etapas que pode ajudar a minimizar o problema antes e durante as provas.
  1. Evite ficar pensando que você não conseguirá aprovação. Não seja otimista demais, mas também não seja tão pessimista, pois isto bloqueará sua memória e sua capacidade de raciocínio. Quando as preocupações e os pensamentos negativos chegarem, avalie-os você mesmo(a), critique-o e aja sobre ele de forma saudável. 
  2. Perder uma noite de sono estudando não vai ajudar em coisa alguma. Muito menos agora, que as datas das provas já estão tão próximas. Você precisa dormir bem, e ficar sem dormir ou dormir pouco, além de ser péssimo para a sua saúde, diminui seu rendimento cognitivo. Durma pelo menos durante oito horas e desligue tudo que for elétrico ou eletrônico (televisor, aparelho de som, computador, celular, etc.) no mínimo meia hora antes.
  3. Uma alimentação saudável também auxilia no nível de desempenho durante a prova. Prefira comidas leves e ingira-as de forma regrada. A ansiedade pode bloquear a fome, mas ficar sem comer é um erro grave que pode piorar a situação.
  4. O preparo psicológico dias antes da prova é importantíssimo. Quanto mais você tenta não pensar, mais você pensa. Por isto, tentar não pensar é um erro. Assuma um pensamento posicionador, crítico, tentando estabelecer estratégias. Isto lhe ajudará a preparar o cérebro para ampliar possibilidades não somente durante as provas, mas na vida. 
  5. É importante você fazer uma revisão do que já sabe. Faça isto durante as duas semanas que antecederão as datas das provas. É melhor concentrar sua atenção mais sobre o que você já sabe do que tentar aprender algo novo agora que o tempo está menor. 
  6. O Enem e o vestibular não significam o fim de sua vida como estudante. Ao contrário, eles são a possibilidade de início de uma nova etapa. Portanto, não pense neles como objetivos finais.  Isto ajudará a diminuir a ansiedade. 
  7. Pense positivo e confie nos seus estudos. Isto é possível através de um pensamento em forma de um "diálogo" franco consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário