quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Os Estudantes Brasileiros e a Mobilização Social

Acima:
ilustração do cartunista Ziraldo.
Abaixo:
representação da passagem de uma classe social para outra.
A ilustração de Ziraldo
mostra um exemplo de mobilização social
(envolvendo alunos e seus pais em prol da educação).
A ilustração do JP Sociologia
mostra o que é a mobilidade social.

A maioria dos estudantes brasileiros
mal consegue aprender 
as matérias escolares.
Será que eles sabem
o que são
"mobilização social"
e "mobilidade social"?

Não. Muitos estudantes de ensino médio não sabem, e a comprovação está no fato de que muitos deles têm me enviado perguntas sobre a mobilização social. É compreensível que eles não saibam, considerando a situação lamentável em que o nível de aprendizagem está atualmente (leia este artigo). Mais exatamente, sobre o que é a mobilização social. Por outro lado, essa manifestação destes estudantes comprova algo que eu venho dizendo com muita frequência: há alunos desinteressados, mas são muitos os que têm interesse em aprender e não o conseguem porque, infelizmente, a profunda precariedade do ensino no Brasil - em todos os níveis - prejudica sua aprendizagem.
Para entender melhor o que é a mobilização social, é interessante entender também o que é a mobilidade social. Portanto, é preciso saber que "mobilidade" e "mobilização" são duas coisas diferentes. "Mobilidade" é a transposição de uma pessoa, um objeto, etc., de um lugar para outro. Sabendo disto, torna-se fácil perceber que a mobilidade social é o fenômeno que ocorre quando uma pessoa, uma família, etc., consegue sair de uma classe social e ingressar em outra. A mobilidade social é uma área da sociologia que visa o entendimento das formas pelas quais diferentes grupos de pessoas se destacam entre si dentro de um mesmo grupo cultural. Ela é importante para que os sociólogos possam destacar as possibilidades de transição social e as vias pelas quais elas ocorrem. É importante destacar que a mobilidade pode ocorrer tanto de uma classe menos privilegiada para outra mais elevada como também em sentido inverso. 
A mobilização social é uma convocação que uma pessoa ou um grupo de pessoas faz a toda a sociedade em prol de uma causa. Através de sua ilustração, o cartunista Ziraldo pede às famílias de alunos para que elas sejam mais atuantes nas exigências para melhorar o sistema educacional - que aliás, no Brasil, está precisando urgentemente. A mobilização social, também chamada "movimento social", é uma ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais, tais como as ONGs (organizações não governamentais), governos, etc., buscando estabelecer vínculos entre as diferentes classes sociais com um ou mais determinados objetivos. Esses objetivos podem ser tanto de modificação como de preservação de valores culturais, morais, etc. Podem ser também em defesa dos direitos dos animais, contra aumentos de preços, por melhorias em prestações de serviços, contra a corrupção, etc. São geralmente as mobilizações sociais que levam pessoas a participar de manifestações nas ruas e praças das cidades, entrar em greve, realizar passeatas, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário