quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Conhecimentos Básicos de Economia que Todo Estudante de Ensino Básico Precisa Ter.

Se jovens com idade mínima de 16 anos
podem votar,
é importantíssimo
que eles tenham 
pelo menos os principais
conhecimentos básicos
de economia. 

No entanto, todos os anos a maioria dos resultados das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) comprovam que o que ocorre é exatamente o contrário: a maioria dos estudantes de ensino médio do Brasil desconhece temas fundamentais relacionados à economia que devem ser conhecidos por todos. Isto é grave, considerando que eles tem o direito de eleger governantes num país que está constantemente em crise econômica profunda, especialmente quando ocorrem crises econômicas internacionais ou mundiais. 
Já é suficientemente grave o fato de a maioria dos eleitores em qualquer faixa etária desconhecer esses aspectos, mas é desses jovens, que são maioria da população ativa, que dependerá o futuro não somente do país, mas do mundo. Devem, inclusive, levar em consideração que o futuro do país e do mundo é também o futuro deles mesmos. Nas redações feitas nas provas, muitos deles referem-se, por exemplo, a um conglomerado de empresas usando a palavra inglesa "holding". "Conglomerado" e "holding" são duas coisas diferentes.
Um conglomerado empresarial ou industrial é um conjunto de empresas dependentes de uma mesma empresa, sendo esta chamada "empresa matriz". Um exemplo de conglomerado é um grupo de empresas cujas atividades vão desde a extração de matéria-prima até o transporte do produto já pronto para ser comercializado. Todo esse conjunto de atividades chama-se "truste". Um exemplo de conglomerado já bem conhecido pelos jovens atualmente: a Samsung, que atua em diversas áreas de tecnologia de informação (TI) e é a fabricante e distribuidora dos famosos "smartphones" como o Galaxy Note e o Galaxy Young Plus. 
Uma holding é a empresa que detém a maior parte das ações de um conglomerado. Essas ações são partes do capital social do conglomerado. "Capital social" é o valor gerado pelas conexões internas e externas de uma rede social. Essa rede social é composta por pessoas e/ou empresas conectadas por vários tipos de relações, mas ao mesmo tempo tendo algo em comum no que se refere às suas atividades. Por exemplo: empresas que fabricam carros e empresas que fabricam peças para carros (autopeças), empresas revendedoras de carros e autopeças, etc.
Agora vocês já sabem que "redes sociais" não são apenas aquelas que vocês usam através da internet (Facebook, etc.). Entretanto, uma das características fundamentais que definem uma rede social é exatamente a que define as redes sociais da internet: a facilidade de relacionamentos entre os participantes. No caso de um conglomerado, os participantes são os representantes de cada empresa.


Vocês precisam aprender muito mais do que isto sobre economia. Por isto recomendo que leiam artigos publicados aqui, aqui, aqui, aqui e aqui
 

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