Só não pode ser "funk", "heavy metal", etc. Tem que ser música suave. |
nos processos de aprendizagem
em todos os níveis de ensino,
do fundamental ao superior.
Há muito tempo já sabemos que as crianças se desenvolvem melhor em qualquer tipo de aprendizado e em sua participação na sociedade quando começam a lidar com música desde bem cedo, aprendendo a atuar com instrumentos musicais, tendo aulas de dança, etc. Sabemos também que isto é ótimo para a saúde mental dos adultos. Agora um número de especialistas em educação e saúde garante que a música, desde que não seja barulhenta como o "funk", o "heavy metal", etc., é uma excelente aliada nos processos de aprendizagem em todas as faixas etárias, contribuindo também para a preservação da saúde mental dos alunos.
O
fato de não poder ser música barulhenta não tem nada a ver com
preconceitos ou musicais. A música tem que proporcionar alegria e prazer
durante a aula, mas também precisa ser relaxante exatamente para que o
processo de aprendizagem se desenvolva com facilidade, propiciando "uma compreensão progressiva através de experimentos e convivência orientada", como explica a educadora Rosa Nereide.
Eduardo de Freitas, membro da equipe Brasil Escola,
explica que o conhecimento intelectual de qualquer pessoa resulta da
interação entre ela e o meio em que ela vive ou frequenta, não somente
por si mesma. Com o estudante, acontece o mesmo que ocorre com qualquer
pessoa quanto a isto. O meio se materializa de muitas formas diferentes, e isto causa a necessidade de diversificar as metodologias de ensino em todas as disciplinas. "O educador atua como mediador nesse processo, direcionando o aluno neste sentido", explica Eduardo.
A música precisa ser escolhida de acordo com a finalidade. Ela não é usada apenas para tornar a aula mais divertida para os alunos. Seu principal objetivo é aguçar o interesse dos alunos dentro do processo de interação entre o ensino e a aprendizagem. Isto proporciona melhoria no relacionamento entre os próprios alunos, entre eles e os professores, facilita a realização de trabalhos coletivos e ajuda os alunos a perder o excesso de timidez, a terem um melhor desenvolvimento de cognição, da linguagem corporal. Ajuda até mesmo a facilitar a aprendizagem das matérias que eles consideram as mais difíceis, como matemática, física e química.
A música precisa ser escolhida de acordo com a finalidade. Ela não é usada apenas para tornar a aula mais divertida para os alunos. Seu principal objetivo é aguçar o interesse dos alunos dentro do processo de interação entre o ensino e a aprendizagem. Isto proporciona melhoria no relacionamento entre os próprios alunos, entre eles e os professores, facilita a realização de trabalhos coletivos e ajuda os alunos a perder o excesso de timidez, a terem um melhor desenvolvimento de cognição, da linguagem corporal. Ajuda até mesmo a facilitar a aprendizagem das matérias que eles consideram as mais difíceis, como matemática, física e química.
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