segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Você precisa se preparar para falar em público.

Se você é um estudante,
é porque pretende
ter uma profissão.
Qualquer que seja ela,
você precisará
se preparar para
a oratória.

Não é uma questão de querer ou não querer. Qualquer que seja a profissão que você exercerá, haverão momentos em que você terá que falar em público. Quando isto ocorrer, você terá que falar com a mais absoluta certeza de que sabe o que falará, mesmo que seja necessário o improviso. Terá que convencer o público de que você realmente conhece bem o tema da sua exposição. É a isto que se chama "oratória": a capacidade de falar em público de forma estruturada, com a intensão de informar os ouvintes.Quando se fala em "oratória", muita gente imagina de imediato alguém falando ao microfone para uma plateia em um auditório. Isto também é oratória, e também será algo que você, como profissional, futuramente terá que fazer algumas vezes. Porém, "oratória" é também o dom de falar bem durante uma entrevista num programa de televisão ou de rádio, durante um debate, etc. A oratória é a capacidade que um pessoa demonstra ao falar de maneira concisa, coerente, proporcionando ao ouvinte, seja este quem for, a capacidade de avaliar o grau de conhecimento que a pessoa que fala tem sobre o que fala. Na oratória é preciso considerar cinco elementos básicos: quem fala, sobre o quê está falando, para quem, por qual meio e de que maneira.  É claro que "quem fala" é o orador, o entrevistado ou o participante de um debate; "sobre o quê está falando" é o tema, "para quem" é a pessoa ou são as pessoas para quem ele fala (o entrevistador, os ouvintes, os telespectadores, uma plateia, etc.) e "de que maneira" é o uso de palavras adequadas, o tom da voz, etc.
Haverá momentos em que você terá apenas que transmitir informações, mas com certeza também haverá momentos em que você terá que falar de modo a conseguir causar motivação entre as pessoas que o ouvirem. Não bastará apenas a informação, será necessária a comunicação. A comunicação só se concretiza quando há uma resposta à informação. Na oratória, a comunicação se confirma quando, após receber a informação dada por quem fala, os ouvintes reagem demonstrando que a pessoa que falou conseguiu alterar suas emoções. Numa plateia geralmente essa reação ocorre através de aplausos, risos, mas às vezes também ocorrem vaias. Um bom orador não se preocupa com as vaias, pois terá "jogo de cintura" para conseguir aplausos até de quem discordar do que ele disser.
Em suma, a oratória é a capacidade que uma pessoa possui, de expressar-se com eloquência. Isto será fácil para ela, desde que realmente conheça bem o tema sobre o qual falará e domine suficientemente bem o idioma no qual falará. Por isto, aprender desde já as regras gramaticais, pelo menos as mais fundamentais, é extremamente importante. É importante lembrar também que a clareza com que a pessoa falará deverá ser a mesma quando ela tiver que se expressar por escrito - ou seja, numa redação. As palavras a serem usadas deverão ter a capacidade de cativar os ouvintes, mesmo aqueles que discordem do que for dito, porque na oratória o mais importante não é as pessoas concordarem com quem fala, é o carisma de quem fala.
Todo(a) profissional precisa demonstrar um carisma pessoal. Para isto, não bastará que ele fale. Numa conferência, por exemplo, será importante que ele ilustre sua apresentação com algo atraente (por exemplo, vídeos, slides, etc.), tornando-a mais dinâmica. O mercado de trabalho valoriza muito mais os profissionais que demonstram que sabem se vender, ou seja, vender bem sua própria imagem. A sociedade admira pessoas que sabem conversar bem e são simpáticas. Por isto um profissional não pode se negar a dar palestras, entrevistas, participar de debates, etc. Essas oportunidades são importantíssimas para ele mostrar que sabe identificar suas qualidades e seus defeitos e aprender a  valorizar seus atributos positivos e controlar os negativos. Portanto, sugiro a você, que já é alundo do ensino médio: providencie desde já seu preparo para a oratória. Seus professores podem - e devem - orientá-lo(a) sobre isto. Solicite isto a eles. Exija isto da escola que você frequenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário