segunda-feira, 13 de julho de 2015

Intercâmbio Cultural - uma necessidade para os estudantes atuais.

Ter experiência pessoal
com outras culturas no mundo
é algo que,
se o estudante não tiver a
A experiência pessoal
com outras culturas no mundo
é algo que,
se o estudante não tiver agora,

fará muita falta depois.


A globalização é um processo natural proveniente de todos os eventos históricos da humanidade e deixará de se expandir no dia em que a própria humanidade deixar de existir. É chamada de "globalização econômica", mas seu real significado vai muito além dos limites da economia. Tem grande importância social, cultural, política, etc. Embora a globalização tenha se tornado mais conhecida especialmente a partir dos anos 1980, a primeira arrancada propriamente dita para sua expansão teve início no século XIV, quando as nações europeias começaram a expandir suas transações comerciais com outros continentes através da abertura de caminhos marítimos. 
O fenômeno internacional que se iniciava então ainda não era conhecido como "globalização". Esse nome passou a ser mais usado a partir do final do século XX, quando também já se usava a expressão "aldeia global", já usada a partir do início da década de 1960 significando que as tecnologias eletrônicas alcançadas até então já conduziam a humanidade a um encurtamento de distâncias através dos meios de comunicação. Esses avanços tecnológicos fizeram surgir uma nova palavra já em 1962: "retribalização". Com ela, surgiu o verbo "retribalizar", que significa um retorno à consciência coletiva graças à eficácia e à rapidez da comunicação à distância. Ou seja: a humanidade está cada vez mais próxima de se tornar uma imensa tribo que habita todo o planeta, já que "tribo" (como as tribos indígenas) é um conjunto de famílias que vivem numa mesma área mantendo características específicas que se misturam cada vez mais com as características (principalmente sociais) gerais. 
O avanço da internet, especialmente graças à participação de cada vez mais pessoas nas redes sociais online como Facebook, Twitter, etc., está acelerando esse processo ainda mais. Hoje já existem redes sociais criadas especificamente relacionamentos de interesse profissional. Uma destas é o LinkedIn. Tudo isto faz com que a necessidade dos jovens de hoje conhecerem e dominarem bem idiomas estrangeiros, especialmente o inglês, se torne cada vez mais profunda. Além disso, o inglês continua sendo o idioma comercial e socialmente mais importante, mas o domínio de outros idiomas estrangeiros também se faz necessário. Tudo isto ainda não é o bastante: quem quiser garantir seu direito ao ingresso no mercado de trabalho em qualquer profissão terá que comprovar cada vez mais conhecimentos através da prática de atividades que comprovarão suas experiências pessoais com culturas diversas. 
É para isto que existe o intercâmbio cultural. Consiste em um estudante - chamado "intercambista" -  viaja para aprender os costumes e as tradições do povo de outro país. O programa prevê que o intercambista ficará hospedado na residência de uma família do país para o qual ele irá, sem ter conhecido antes essa família e mesmo sem conhecer seu idioma, o qual será aprendido durante essa convivência. É importante frisar que o objetivo do intercambista será estudar durante sua permanência no outro país que ele escolheu. Essa permanência varia de um a seis meses. O nome "intercâmbio cultural" provém do fato de que se trata de uma troca de informações sobre culturas diferentes. Isto trará para seu currículo uma enorme vantagem para ingresso mais tarde no mercado de trabalho, quando já estiver profissionalmente formado.
Existem muitas empresas - agências de viagem, escolas no país para o qual o intercambista pretende ir, etc. - que oferecem serviços de intercâmbio cultural através de anúncios na internet, na televisão, etc. Para que o aluno não seja vítima de golpistas, é necessário o cuidado de escolher empresas comprovadamente idôneas. Para obter melhores orientações quanto a isto, o interessado deve acessar o site do "Ciência sem Fronteiras"

Nenhum comentário:

Postar um comentário