quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pronatec e Ciência sem Fronteiras Terão Cortes de Verbas

O programa que oferece oportunidades para ingresso em ensino técnico
cancelará vagas para evitar gastos.
A informação
foi dada pelo ministro da Educação
em audiência pública.





O ministro Renato Janine Ribeiro disse ontem na Câmara Federal que o Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec), que financia cursos profissionais e tecnológicos, oferecerá este ano mais de um milhão de vagas. Entretanto, o número de vagas oferecidas é o menor desde 2011, quando o programa foi criado, e é 66% do que o oferecido no ano passado. A redução das vagas se deve ao corte de orçamentos no ministério. Segundo o Portal da Globo (G1), o ministro disse que "tão logo passe a crise", haverá novos investimentos no programa.
O bloqueio do orçamento no Ministério da Educação foi de R$ 9,42 bilhões. É o terceiro maior nos ministérios. Isto afetará também o Ciência sem Fronteiras, que viabiliza bolsas para estudantes brasileiros realizarem cursos de graduação e pós-graduação em outros países. O Ministério da Educação informou que "os programas
 têm sua continuidade garantida esse ano, com o redimensionamento na oferta buscando otimizar o atendimento dos estados e das vagas, com ofertas que ainda serão definidas, mas que quantitativamente serão em número inferior ao do ano passado".
O site do Ministério da Educação (MEC) informa que os recursos para as universidades federais permanecem garantidos, mas também informa que o ministro disse que esta é a primeira gestão com menos recursos para o ministério e convoca os professores a enfrentá-la estabelecendo prioridades e planejamentos. Renato Janine disse que os problemas financeiros do período atual impõe restrições a todos os setores da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário