segunda-feira, 8 de junho de 2015

Apresentação:

Pais e professores precisam orientar as crianças e os jovens
para que estudem de forma correta.
Olá,
Pessoal!


Apesar do título ser "Espaço do Estudante", este é um blog que pode ser lido por estudantes, pais e mães de estudantes, professores, etc. Afinal, os estudantes estão precisando estudar cada vez mais e "estudar", atualmente, é uma tarefa que não se restringe mais a usar os livros escolares, cadernos, frequentar , aulas, fazer deveres de casa e estudar para as provas. "Estudar" significa aprender para se preparar para a vida futura, sob os pontos de vista profissional e social. O mundo está se globalizando, transformando-se no que chamamos de "aldeia global". Com isto, "estudar" também significa ler, sempre que for possível, jornais online e impressos, revistas noticiosas (como "Veja", "Isto é", etc.), assistir frequentemente aos telejornais, programas de entrevistas, ouvir radiojornais, etc.
Os computadores, a internet, etc., também passaram a ser instrumentos fundamentais para os alunos estudarem nas escolas e em casa. Isto tona fundamental a ajuda de professores e, em casa, pais, mães e outras pessoas da família quando o aluno estiver estudando, mesmo se for aluno do ensino fundamental. Portanto, por mias ocupados que estejam diariamente, os pais e as mães precisam dedicar tempo para isto. Afinal, é o futuro de seus filhos e filhas que está em jogo. Num país como o Brasil, cujo sistema de ensino é um dos mais precários do mundo e onde o valor de tudo que seja relacionado à cultura ainda está muito longe de receber o merecido respeito, é muito importante que os professores, as professoras e os familiares dos (e das) estudantes tenham a mais nítida noção de que são elementos importantíssimos para o sucesso desses jovens na vida profissional e social. O governo brasileiro de gaba do fato de 98% de crianças de seis a 12 anos de idade estarem matriculadas, mas é preciso lembrar que a melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem é mais importante do que o simples número de crianças que estão frequentando escolas. Mesmo que 100 por cento de crianças e jovens estejam estudando, isto não melhora a situação enquanto o nível de aprendizagem do Brasil estiver em 53.º lugar entre os de 65 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Também não adianta as famílias condenarem o governo por este não melhorar as condições de ensino e ao mesmo tempo não participarem ativamente e profundamente da vida estudantil de suas crianças, adolescentes e jovens. O mundo avança, mas infelizmente o nosso sistema de ensino não avança nas mesmas proporções. É um sistema que ainda se limita a dotar professores e escolas de novos livros e novos materiais pedagógicos sem melhorar a capacitação dos professores e, por vezes, distribuindo livros didáticos com erros graves com alguns já detectados, tais como erros gramaticais em livros de gramática e ausência de alguns estados em mapas do Brasil.
A situação educacional no Brasil ainda é extremamente crítica. Os professores recebem salários baixíssimos e, como se isto não bastasse, a maioria deles ainda no é devidamente preparada para suas funções. Muitos e muitas são os professores e as professoras que desconhecem, por exemplo, o teor do Estatuto da Criança e do Adolescente. O conhecimento sobre o que diz o estatuto é importantíssimo para que o professor se adapte às condições de relacionamento com seus alunos. O professor ou a professora pode até discordar do que o estatuto estabelece, mas precisa conhecê-lo bem. Situações assim comprovam que há muitos alunos interessados em estudar bastante, em aprender sempre mais e melhor, mas infelizmente eles não encontram o apoio que necessitam. Muitos professores, por sua vez, também querem dar o melhor de si para cumprirem suas funções, mas também não tem o necessário e merecido apoio. 

Resta aos alunos estudarem, estudarem e estudarem cada vez mais, nas escolas e em casa, e buscarem cada vez mais orientações e informações. Mas informações sobre tudo: política, economia, problemas sociais, etc., no Brasil e no mundo. Aos professores, cabe a consciência de que limitar-se a ensinar matérias específicas (português, matemática, etc.) já não é mais algo condizente com a realidade do mundo atual. Portanto, eis aqui mais um espaço onde professores, estudantes e todas as pessoas que desejarem se manifestar poderão expor seus comentários, fazer sugestões, etc. São todos muito bem vindos. 

Obs.: Na próxima postagem, serão abordadas "dicas" estudar corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário